Dicionário portuário - Letra G

 

G

G: Símbolo designado Golf. Distintivo de nacionalidade dos veleiros de regata da Alemanha Ocidental (RFA). O Código Internacional de Sinais estabelece a representação desta letra por uma bandeira atravessada por seis faixas verticais, amarelas e azuis, alternadamente. Hasteada isoladamente significa: "Preciso de um piloto". Içada por um ou mais barcos pesqueiros quer dizer: "Estou recolhendo as redes a bordo".

GALEAR: Balançar natural da embarcação no sentido de popa a proa.

GALEOTA: 1. Pequena embarcação movida a remos. 2. Barco alongado, empregado em navegação fluvial, particularmente para recreio. Na Amazônia, é um tipo de canoa com toldo maior que o igaraté, usada pelos regatões em seu comércio ambulante.

GALERA: 1. Navio comprido, de baixo bordo, com dois ou três mastros, movido geralmente a remos, nas outras vezes, a vela. 2. Galé.

GAROUPEIRA: Embarcação de dois mastros, o menor deles na popa, com uma vela retangular e outra triangular. É empregada na pesca da garoupa nos baixios dos Abrolhos, no litoral da Bahia.

GATO: Gancho de metal preso na extremidade do cabo ou corrente do guindaste e ao qual é engatado o laço do estropo, da funda etc., auxiliando no içamento de pesos e fixação das amarras na movimentação da lingada.

GATO DE REBOQUE: Gato especialmente construído para suportar a tensão do cabo de reboque, quando a embarcação estiver rebocando uma outra.

GELEIRA: Embarcação a vela ou a motor, utilizada exclusivamente para transporte de peixe congelado, típica da Ilha de Marajó.

GÊNERO DE EMBARQUE: Produtos alimentícios convenientemente preparados para suportarem a viagem marítima.

GENTE DE BORDO: Denominação dada à marinhagem.

GENTE DO MAR: Todos aqueles que trabalham no mar; embarcadiço, pescadores etc.

GOLPE DE MAR: Choque mais ou menos violento de uma onda que, ao Desenvolver-se, bate no costado duma embarcação.

GOVERNAR A MEIO: Ato ou ação de seguir um navio exatamente o seu rumo, quando o leme está diretamente no prolongamento da quilha.

GRINALDA: Pane superior do painel de popa ou moldura que o orna.

GROSSO: 1. Diz-se das principais avarias do navio que precisam de reparação. 2. Diz-se do tempo em que há tormenta. 3. Diz-se da nau de alto bordo.

GUARDA-COSTAS: 1. Embarcação dotada de alta velocidade e grande mobilidade, destinada a patrulhar águas costeiras. 2. Navio destinado a percorrer a costa marítima de uma nação para evitar o contrabando. 3. Navio de guerra para a defesa costeira.

GUARDA-HÉLICE: Armação que se projeta para fora do costado, na altura do hélice, para evitar que este bata de encontro ao cais ou a outra embarcação.

GUARDA-MOR: 1. Representante do fisco a bordo dos navios. 2. Título oficial do chefe da polícia aduaneira nos portos.

GUARDA-MOR DA SAÚDE: Médico encarregado da polícia sanitária de um porto.

GUARDAMORIA: Repartição anexa às alfândegas, incumbida do policiamento fiscal nos portos e a bordo dos navios.

GUARNECER: Preparar a embarcação e provê-la dos apetrechos necessários, equipar o pessoa1.

GUERRA MARÍTIMA OU NAVAL: Combates travados no mar podendo envolver também as costas.

GUERRA OU BATALHA NAVAL: Aquela que se realiza em navio.

GUINADA: 1. Altura do mastro, do mataréu ou da vela. 2. Desvio que uma embarcação faz de seu rumo.

GUINDASTE: Também chamado “guindaste de cais”, este equipamento é geralmente usado para a movimentação de carga geral. Há muitos tipos de guindaste; este é dividido em: fixo e móvel. Alguns deles dispõem do movimento da lança vertical e horizontal, outros tão somente vertical, dependendo de a que se destinam.

GUINDASTE DE BORDO: Guindastes existentes no próprio navio.

 

Links úteis:
• Anapar Antaq • Autoridade Portuária CUT CNTT Federação Portus Secretaria Especial de Portos Ogmo
 
Designer by Krassine Soares Pinheiro Filho - Administrador