Dicionário portuário - Letra H

 

H

H: Símbolo designado Hotel. O Código Internacional de Sinais estabelece a representação desta letra por uma bandeira dividida em duas faixas verticais iguais - uma branca e outra vermelha. Hasteada isoladamente significa: "Tenho piloto a bordo".

HANGAR: 1. Compartimento situado nas imediações da área de pouso dos helicópteros, nos navios capacitados para receber tal aeronave, onde esta é estacionada e submetida a manutenção e reparo. 2. Diz-se da primeira coberta abaixo do convés de vão dos navios aeródromos, onde os aviões estão estacionados para manutenção e reparo.

HASTE: Parte da âncora que se une à face interior dos barcos por uma das extremidades e ao anete pela outra.

HÉLICE: Aparelho propulsor do navio que substitui as rodas. O hélice é, em geral, colocado na popa.

HÉLICE PRESO: Diz-se quando um cabo, arame, rede etc. enrola no hélice.

HINTERLÂNDIA: 1. Diz-se da cidade ou localidade onde se localiza o porto. 2. Região do país servida por meio ou vias de transportes terrestres, fluviais ou lacustres para a qual se encaminharam de forma direta as mercadorias desembarcadas no porto ou da qual procedem mercadorias para embarque no mesmo porto. 3. São as faixas litorâneas ou marginais, "contíguas às instalações do porto, ou a baía ou a enseada em que elas se encontrem..." (decreto-lei nº 83, de 26 de dezembro de 1966.)

HORAS PARALISADAS: Considera-se a quantidade de horas de paralisação verificada durante a operação de embarque ou desembarque à mercadorias no porto. Tal ocorrência, para fins de controle operacional, deverá registrar o motivo na ordem de serviço ou em boletim.

HORAS REQUISITADAS: Considera-se a quantidade de horas solicitadas pelo armador ou seu preposto, objetivando a realização da operação de embarque ou desembarque de mercadorias no porto.

HORAS UTILIZADAS: Refere-se ao somatório das horas utilizadas no mês, por cada tipo de equipamento, excluindo-se, entretanto, as horas da paralisação registradas por qualquer motivo.

 

 

Links úteis:
• Anapar Antaq • Autoridade Portuária CUT CNTT Federação Portus Secretaria Especial de Portos Ogmo
 
Designer by Krassine Soares Pinheiro Filho - Administrador