Dicionário portuário - Letra J

 

J

J: Símbolo designado Juliet. O Código Internacional de Sinais estabelece a representação desta letra por uma bandeira atravessada horizontalmente por duas faixas azuis e uma faixa branca central. Içada isoladamente a bandeira significa: "Enfrento um incêndio a bordo e transporto produtos perigosos: mantenha distância".

JACARÉ: equipamento acoplado à torre sugadora.

JANGADA: Embarcação achatada, empregada para a pesca nas costas do Nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

JANGADA DO ALTO: Jangada própria para a navegação até a distância de oitenta quilômetros da costa.

JARDIM: Corredor da popa de uma embarcação.

JARDIM DE POPA: Espécie de sacada na popa dos navios de guerra de grande porte, comunicando-se por meio de portas com as acomodações do comandante.

JARRA: Depósito de água para a ração diária da marinhagem.

JAZENTE: Peça de ferro fundido ou armação reforçada de chapas e cantoneiras, rigidamente presa à estrutura da embarcação, destinada a suportar uma máquina, aparelho, torre ou canhão.

JAZIDA: Estância de embarcações num porto.

JOGO: Balanço da embarcação. O mesmo que balanço transversal.

JORNAL DE BORDO: Registro em que o oficial de quarto anota a posição da embarcação, as condições atmosféricas ou do mar, a direção e a velocidade da navegação, os diversos incidentes ocorridos durante o dia etc.

JUSANTE: Vazante de mar; sentido assumido pela corrente de maré. A jusante, para o lado em que vaza a maré; o contrário de a montante.

 

 

Links úteis:
• Anapar Antaq • Autoridade Portuária CUT CNTT Federação Portus Secretaria Especial de Portos Ogmo
 
Designer by Krassine Soares Pinheiro Filho - Administrador